SABIA QUE COMEÇAR A TRABALHAR ANTES DAS 10h É TORTURA? CONFIRA A PESQUISA QUE ESTÁ ASSUSTANDO O MUNDO!



Você levanta cedo? Enfrenta o trânsito? Dhega ao trabalho entre 8h e 9h (ainda com sono)? Pega um café para acordar e encara uma lista de tarefas que devem ser executadas ao longo dia? Nós acreditamos que sim, até mesmo porque a história se repete todos os dias para bilhões de pessoas.

Para Paul Kelley Dr. da Universidade de Oxford, isso que você chama de vida tem outro nome: TORTURA. Paulo e uma equipe de pesquisadores confirmaram algo que passa pela cabeça de todos que já cochilaram no transporte a caminho da empresa: começar o trabalho às 9h é incrivelmente desgastante.







Tudo isso se dá porque o corpo humano funciona a partir de “cronômetros” biológicos. Chamados de “ritmos circadianos” eles são ciclos geneticamente pré-programados que regulam os nossos níveis de energia, as atividade das nossas ondas cerebrais e a produção hormonal.

Kelley é direto e reto quanto alguém crítica os a classe trabalhadora 

Segundo o especialista: “Nós não podemos mudar nossos ritmos de 24 horas. Você não pode aprender a acordar em um determinado horário". 

Para Paulo “Seu fígado e seu coração têm padrões diferentes e você está pedindo para que eles mudem seus funcionamentos em duas ou três horas e isso ocorre porque o ritmo humano evoluiu em torno da luz solar, e não com base no trabalho. A jornada de 8 horas surgiu apenas no final do século 18, e foi projetada para maximizar a eficiência”, conclui.

Infelizmente, no passado, os donos das fábricas não consideravam o relógio natural do corpo, eles estavam preocupados apenas em ter uma produção que nunca parasse.




O modelo atual não vai durar muito tempo

Embora o modelo de jornada de trabalho de 8 horas tenha aumentado a produtividade das fábricas, agora ele já está perdendo eficácia. Com a evolução da tecnologia, hoje surgem cada vez mais funções onde os empregados realmente precisam pensar.

A tendência é que cada vez mais trabalhos repetitivos sejam feitos por máquinas, enquanto a parte estratégica ficará a cargo das pessoas. Como Dr. Kelley disse no Festival Britânico de Ciência em Bradford, “nós temos uma sociedade inteira que está sendo privada do sono”.

Pensando nisso, Kelley resolveu fazer uma experiência

A ideia dele foi mudar o horário de início das aulas de uma escola britânica das 8h30 para as 10h. E ele não ficou surpreso quando viu as notas melhorarem em torno de 19%. Segundo o Dr. Paul Kelley, empresas que obrigam os trabalhadores a começar antes das 10h estão colocando uma grande pressão sobre os sistemas físicos e emocionais de seus funcionários, o que pode resultar problemas de saúde de longo prazo.

Para o pesquisador, para privar-se do sono, as pessoas consumem diariamente 3 xícaras de café por pessoa somente nos Estados Unidos. Significa então que os americanos gastam 40 bilhões de dólares por ano apenas para evitar pegar no sono e cair de cara no teclado.

Como Kelley diz, “Esta é uma questão internacional. Todo mundo está sofrendo sem necessidade”.



E você, concorda que os horários de trabalho deveriam mudar? Se sim, compartilhe este post para incentivar a reflexão e quem sabe fazer seu chefe mudar de ideia!

Fonte: theplaidzebra.com.; awebic.com






SABIA QUE COMEÇAR A TRABALHAR ANTES DAS 10h É TORTURA? CONFIRA A PESQUISA QUE ESTÁ ASSUSTANDO O MUNDO! SABIA QUE COMEÇAR A TRABALHAR ANTES DAS 10h É TORTURA? CONFIRA A PESQUISA QUE ESTÁ ASSUSTANDO O MUNDO! Reviewed by Allyson Souza on 12/11/2015 11:25:00 AM Rating: 5

Gosta de testes?

http://picasion.com/