7 ATITUDES SIMPLES PARA SE RE-MOTIVAR NO TRABALHO


Se manter motivado no seu trabalho é uma tarefa árdua e complicada, independente da sua área e ambiente organizacional. A falta de motivação pode resultar em uma série de resultados negativos dentro e fora da empresa: demissões, serviço acumulado, falta de sono, objetivos sem foco, ações repetitivas, exaustão, entediamento... É  perfeitamente normal ter dias menos produtivos do que outros de vez em quando, porém quando esses dias se tornam constantes, você deve começar a se preocupar.

Para te ajudar, separamos sete dicas que podem te ajudar a ganhar mais energia para seu dia-a-dia! Você não precisa colocar todas em prática e pode adaptá-las para o seu ambiente de trabalho, porém é importante que você sempre faça uma avaliação pessoal sobre o que pode estar te desmotivando.


1. Saia da sua mesa de vez em quando

Quando você se senta no mesmo lugar todos os dias, dias após dias, você eventualmente irá se entediar. Mude sua mesa de lugar ou, se isso não for possível, tente conseguir alguma tarefa que exija que você saia da empresa por algumas horas. Se você puder trabalhar remotamente, porque não ir até uma livraria, biblioteca ou um local mais calmo por algumas horas. Olhe ao seu redor, respire fundo e relaxe.



2. Limpe seu local de trabalho

Nada irá te desmotivar mais do que retornar todos os dias para um ambiente de trabalho confuso, desorganizado ou sujo. Reverse algum tempo para limpá-lo, organizá-lo e decorá-lo. Você passará horas nesse ambiente, então ele deve ser o mais agradável possível - use decorações que você gosta, como flores, mas não se esqueça de cuidar delas.


3. Revise seus objetivos

Se você está fazendo a mesma coisa de novo e de novo e de novo por muito tempo e isso não te leva a lugar algum, talvez seja hora de revisar seus objetivos. Tire algum tempo para trabalhar nas suas ideias, anote todas elas, sem filtrá-las, não apenas ideias para seu trabalho quanto para sua vida pessoal também. Que tal fazer um quadro com imagens que te motivam? É fácil perder o foco dos seus verdadeiros objetivos quando você está ligado na sua agenda diária.



4. Faça uma lista de prioridades

Crie uma lista de prioridades diárias ou semanais e deixe ela ao seu lado todo o tempo. Sinta prazer em riscar cada tarefa que você cumpre dela. Anote quais tarefas você quer ou precisa completar cada dia e se desafie a cumpri-las o mais rápido possível. Crie um objetivo diário de tarefas cumpridas e faça seu melhor para realizá-lo.



5. Decida por onde começar

Sem dúvidas a parte mais difícil é decidir por onde começar, então escolha uma tarefa e comece ela. Assim que você começá-la, o restante das tarefas também começará a fluir naturalmente. Não se sobrecarregue com uma lista enorme de coisas a fazer. Ao completar uma tarefa, limpe sua mesa e crie espaço para a próxima. Tente evitar que pilhas de documentos se acumulem em seu ambiente de trabalho e sua mente.


6. Crie prazos e os cumpra antes do combinado

Mais tarefas são cumpridas quando você promete uma data de entrega. Crie prazo para todas suas tarefas, independente se são serviços internos ou externos à organização. E celebre sempre que você cumprir uma tarefa antes do planejado.


7. Respire fundo e tira uma folga

Ter seu próprio negócio ou trabalhar todos os dias da semana consume muito de todos, então seja bom com você mesmo e tire uma folga de vez em quando. Deixe sua mente respirar e esqueça os problemas. Faça algo completamente diferente do serviço, viaje ou fique em casa assistindo filmes ou seriados, ou passeie com sua família. Redescubra que a vida tem milhares de prazeres a te oferecer - fora do trabalho. E não se esqueça de dar uma folga ao seu corpo também, especialmente se você trabalha todo o dia diante de um computador - tente se esticar por pelo menos 10 ou 20 minutos por dia.

A motivação pessoal é um processo que deve ser praticado constantemente. Se tem dias que você prefere não levantar da cama, não se preocupe, você não está sozinho. Permita a si mesmo tirar um dia de folga de vez em quando, principalmente para sua mente. É de suma importância que você tome conta do seu maior investimento: VOCÊ!

Fonte: entrepreneur.com