VOCÊ SABE QUANTO CUSTOU AS OLIMPÍADAS NO BRASIL?






Os Jogos Olímpicos se trata de um dos eventos mais populares e prestigiados do mundo. Esse prestígio se deve as grandes concentrações de espectadores, tanto presenciais quanto televisivos. As Olimpíadas começaram mais ou menos no século VIII a.C., no que era conhecida como a Hélade, ou seja, o conjunto de cidades-estados da Grécia Antiga.

O nome do evento é originário da cidade na qual era sediada, Olímpia. O evento era tão importante que as pessoas peregrinavam para Olímpia com o objetivo de participarem e assistirem aos jogos. Ao que tudo indica, a primeira pessoa a vencer uma prova na cidade de Olímpia teria sido o atleta Corobeu, no ano de 776 a.C., numa prova de corrida.

Segundo as tradições mitológicas, os jogos de Olímpia foram criados pelo herói semi-deus Hércules, filho do grande Zeus. Hércules fora obrigado por Hera a completar o que ficou conhecido como “Os doze trabalhos de Hércules”, que eram considerados impossíveis.



Um desses trabalhos era o de limpar os currais do rei Áugias, que possui milhares de animais dos quais, os currais não eram limpos há mais de 30 anos. Quando Hércules conseguiu terminar sua tarefa, em comemoração e homenagem a seu pai decidiu inaugurar um evento esportivo em Olímpia. Pelo menos, essa é uma das explicações mitológicas para que sempre, nas aberturas dos jogos, houvessem ritos com sacrifícios animais em homenagem a Zeus.

Com o Brasil passando por tantas idas e vindas políticas, entre escândalos e desencantos, os Jogos Olímpicos de 2016 (Rio-2016) começaram no último dia 5, numa belíssima cerimônia no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Sendo que, na prática, os jogos já teriam começado no dia 3, com as partidas de futebol.

De qualquer maneira, existem aquelas pessoas que são à favor, outras nem tanto… mas, você já parou para se perguntar quanto custa sediar os Jogos Olímpicos? Como dá para imaginar, não é pouco. Inclusive, a população da cidade de Hamburgo, na Alemanha, votou para que a cidade se retirasse da candidatura para sediar a Olimpíada de 2024.



De acordo com o site Jogos Limpos, a previsão dos gastos para a Olimpíada de 2016 estava, inicialmente, prevista em R$ 36,7 bilhões, dos quais 58% seriam bancados pela iniciativa privada, ou seja, patrocínios ou Parcerias Público-Privadas (PPPs). Então, com o lançamento da segunda edição da cartilha sobre a Olímpiada, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), fora realizada uma publicação na qual fazia uma errata, indicando que os Jogos teriam um custo de R$37,5 bilhões.

No site Jogos Limpos há, inclusive, uma comparação com a edição de Londres 2012 que, de acordo com o jornalista Michel Castellar, que há anos se dedica à cobertura dos Jogos Olímpicos, a capital inglesa gastou 33,1 bilhões de reais de recursos públicos para a organização dos jogos. Essa conta não inclui os gastos do Comitê Organizador Local, que fora mais ou menos 12,3 bilhões de reais. Sendo assim, um total de 45,44 bilhões de reais.



Segundo o Oxford Olympic Study, de 2016, valor investido pela cidade do Rio de Janeiro para o evento deste ano foi de 4,58 bilhões de dólares. O que, se comparado ao valor despendido pela cidade de Sochi, Rússia, nos Jogos Olímpicos de 2014, é quase nada. Já que eles gastaram 289% a mais que o previsto, somando um valor total de 20 bilhões de dólares.

Então pessoal, o que acharam? Dinheiro bem investido, ou não?

Fonte: fatosdesconhecidos.com.br 


VOCÊ SABE QUANTO CUSTOU AS OLIMPÍADAS NO BRASIL? VOCÊ SABE QUANTO CUSTOU AS OLIMPÍADAS NO BRASIL? Reviewed by Allyson Souza on 8/10/2016 12:04:00 PM Rating: 5

Gosta de testes?

http://picasion.com/