MENINO MORRE COM SUSPEITA DE FEBRE MACULOSA EM BH E GERA ALERTA DE SAÚDE








O menino Thales Martins Cruz, de apenas 10 anos, ficou internado no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, diagnosticado com uma doença infecciosa chamada de maculosa e que é transmitida pela picada do carrapato estrela.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado dos exames ainda está sendo aguardado para confirmar o estado clínico do menino que faz parte das atividades dos Escoteiros do Brasil, na seção de Minas Gerais, há sete anos.

Um desses eventos do grupo aconteceu no dia 20 de agosto, no Parque Ecológico da Pampulha, segundo o diretor de gestão institucional da entidade, Marcos Gomide. Em homenagem ao colega, os escoteiros decretaram três dias de luto em homenagem ao menino.


Em defesa ao parque, a Fundação Zoo-Botânica, de BH, divulgou uma nota informando que "ações preventivas, no sentido de evitar a incidência de carrapatos no Parque Ecológico da Pampulha, área de conservação ambiental, localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, são realizadas periodicamente".

Toda a vegetação do local é podada e a irrigação de toda a área de visitação do parque é periódica, principalmente nos tempos de seca. Em junho de 2013, foram tomadas atitudes preventivas para que não acontecesse a circulação de animais hospedeiros de parasitas, como capivaras e cavalos.

Thales passou por análises feitas pela Fundação Ezequiel Dias e ficará pronta em uma semana. Por meio de nota o Hospital das Clínicas informou que o paciente estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde a último sexta-feira e morreu dois dias depois disso.


Nesse ano foram registrados cerca de 15 notificações por suspeita de febre maculosa que foram descartadas, não deixando que a doença seja confirmada. Em 2015, o número de notificações era de 62 e todos os casos investigados receberam o mesmo destino, não gerando confirmação alguma.

Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos. A doença tem um ciclo de incubação que dura de cinco a dez dias, até se manifestar. Um dos maiores problemas apontados é o fato de que os sintomas se parecem com os de outras doenças como a dengue. A demora de um diagnóstico pode levar à morte.

Fonte: www.bestofweb.com.br

MENINO MORRE COM SUSPEITA DE FEBRE MACULOSA EM BH E GERA ALERTA DE SAÚDE MENINO MORRE COM SUSPEITA DE FEBRE MACULOSA EM BH E GERA ALERTA DE SAÚDE Reviewed by Túnel Nerd on 9/20/2016 12:00:00 PM Rating: 5

Gosta de testes?

http://picasion.com/